terça-feira, 4 de novembro de 2008

Ética no espaço cibernético

A Internet pode ser conduzida de forma errada trazendo conseqüências desastrosas
......................
A Internet foi criada para suprir as necessidades do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, que necessitava de uma rede de computadores que não podia ser destruída por bombardeios e que conseguia ligar pontos considerados estratégicos para o país. Criada nos anos 60, no auge da Guerra Fria, a internet é hoje um veículo indispensável às empresas e instituições.Para a globalização a internet é de grande importância, e interfere nas diferenças culturais e na forma de pensar das pessoas.Como todos os veículos que revolucionaram o sistema mundial, existem pontos negativos e positivos em seu uso. Pode acarretar um enriquecimento ou decadência da sociedade, depende do conteúdo que cada indivíduo encontra e se interessa na internet.Por ser um veículo instantâneo, de alcance mundial, descentralizado, interativo, flexível e que movimenta um número surpreendente de pessoas, a Internet vem sofrendo alguns problemas éticos desde o seu aparecimento.
............................
CRIMES NO ESPAÇO CIBERNÉTICO
............................
Um dos problemas enfrentados no mundo cibernético são os crimes bancários e financeiros.O comportamento criminoso no mundo real é igualmente um comportamento criminoso na internet, as autoridades civis têm o dever e o direito de fomentar as leis existentes em todos os contextos. De acordo com o presidente da Ifosp, empresa especializada em consultoria digital, Marcos Tadeu Cianfa, “tudo que é falta de ética na vida real pode ser aplicado para a realidade virtual”.São necessários novos regulamentos para abordar crimes específicos, praticados na Internet, como a disseminação de vírus de computador, o furto dos dados pessoais armazenados nos discos rígidos, e outros semelhantes.
.......................
PLÁGIO
...........................
Apesar de ser bastante corriqueiro o hábito de copiar materiais existentes na internet essa prática é ilegal. O plagiador quase sempre copia na íntegra o material já existente, não checa suas informações para saber a veracidade dos textos ou das imagens e muitas vezes utiliza informações desatualizas. A internet pode ser uma grande fonte de pesquisa, mas para utilizá-la é necessário citar a fonte proposta e aperfeiçoar o que for utilizado. Essa é a única garantia de tornar a internet um veículo seguro e de credibilidade.
..........................................
DIVISÃO DIGITAL
...
Existe uma divisão digital que separa os grupos dentro (ou fora) da internet. A faixa etária dos internautas é um dos divisores de água no ciber espaço. De acordo com uma pesquisa realizada pela União Européia, enquanto que 85% dos estudantes com idade entre 16 e 24 anos acessam a rede, apenas 13% dos europeus na faixa dos 55 aos 74 anos fazem o mesmo. A diferença entre pessoas “on-line” e “off-line” também está relacionada à educação. Cerca de 25% daqueles que não completaram o colegial navegam virtualmente. O número sobe para 52% entre aqueles que terminaram o colegial e 77% entre os universitários.Ainda segundo a pesquisa, 47% dos europeus possuem acesso à internet (nos EUA a porcentagem é de 55%). As melhores taxas de inclusão digital pertencem à Suécia (82%), seguida por Dinamarca (76%) e Finlândia (70%). O pior valor refere-se à Grécia, com 20%. Os números têm como base entrevistas feitas com cerca de 204 mil pessoas, residentes em 25 países europeus.Aqui no Brasil também existe uma exclusão social ao acesso a internet às pessoas menos favorecidas economicamente. É necessário encontrar meios para que toda a população possa usufruir o espaço cibernético, suprir as necessidades em meio à informação on line e implantar serviços abrangentes, disponíveis gratuitamente. As instituições públicas têm a particular responsabilidade de criar e manter sites atualizados e de fácil acesso.
......................................
LIBERDADE DE EXPRESSÃO
.................................
Negar o acesso à informação, pela internet ou outros veículos de comunicação, é uma forma de manipular o público mediante a desinformação e a propaganda. Impedir a liberdade de expressão e de opinião é uma afronta ao jornalismo honesto e admirável. Os regimes autoritários são absolutamente os piores agressores.
..................
CAIXA DE E-MAIL CHEIA
...............
A maioria dos e-mails existentes dentro uma caixa de entrada são de propagandas feitas para atingir um público que não apenas deixará de consumir tal produto como também cria uma imagem negativa do mesmo. A venda de mailing ou de dados sigilosos pela internet, sem a devida autorização dos seus destinatários, é antiético e um abuso da propaganda.
.........
CRIMES MAIS USUAIS NA REDE.
............
• E-mails com arquivos anexados: o melhor a fazer é não abrir arquivos com qualquer extensão desconhecida;
• E-mails com pedidos de atualização de dados bancários e senhas: os bancos costumam fazer essas atualizações no caixa eletrônico ou nas próprias agências;
• E-mails que afirmam que o internauta esta numa “lista negra”;
• E-mails que anunciam que o usuário foi contemplado com um prêmio: para ganhar um prêmio é necessário a participação na promoção, a empresa costuma mandar um aviso por telegrama pra evitar fraudes e mal entendidos.
..............
FONTE:
...
http://www.flexeventos.com.br/detalhe_01.asp?url=artigos_eticainternet.asp

2 comentários:

Vitamina disse...

A ética e a privacidade na internet é muito importante!!
Temos que respeitar o direito e o espaço dos outros, mas ter cuidados com os perigos que existem na internet.

Bia A.
Taline B.

Auto Estrada disse...

Gostaria de poder afirmar com certeza absoluta que exista ética na internet e que seja totalmente seguro todas as transações financeiras que fazemos, que tudo que conversamos seja restrito apenas a nós e que ninguém tem acesso ao que dizemos. porém sabemos que não é assim!
o que mais temos na rede, são sites relacionados a pornografia que são de fácil acesso para jovens, adolescentes e até mesmo crianças que buscam conhecimentos errôneos de uma maneira de comportamento sexual inadequado e sem pudor, agressivo para uma pessoa ainda em formação. se existe uma maneira de proibir sites assim,as autoridades deveriam exigir o cumprimento das leis de proteção na vinculação desses sites na rede internacional de computadores.
a ética na internet, é engolida por empresas e pessoas interessadas apenas em vender o seu produto, é um absurdo a quantidade de propagandas que são divulgagdas, muitas delas enganosas que não atende ao código de defesa do consumidor,onde pessoas são lesadas e não tem como exigir o seu direito.
mas nem tudo é ruim, se hoje estamos ligados mundialmente e vivendo em um mundo globalizado é por termos, uma ferramenta tão importante como a internet.
Sempre existirá pessoas que usará a rede para iludir enganar e vender produtos de baixa qualidade. a pirataria se tornou um problema crônico difícil de ser extinto. A ética é de cada um.